5 para a meia noite – uma revolução no humor


A RTP 2 apostou recentemente num programa com um novo formato televisivo. O 5 para a meia-noite pode ser visto de segunda a sexta-feira e o horário não é preciso anunciar.

Distingue-se de outros programas por ter cinco apresentadores, um para cada dia da semana, todos eles nomes sonantes no panorama do humor e da televisão nacional. Filomena Cautela inicia a semana e a ela segue-se Fernando Alvim, às terças-feiras. A meio da semana chega Nilton e a sua rubrica “Eu amo você”. Pedro Fernandes é o apresentador das quintas-feiras e, para fechar igualmente bem a semana, a sexta-feira é o dia de Luís Filipe Borges.

Num cenário descontraído, divertido e acolhedor, todos os dias, os apresentadores levam ao programa convidados, onde a conversa animada é acompanhada de vários sketchs e outros momentos de humor, proporcionados pelos "actores de serviço".

No início de cada semana, é lançado um novo verbo, que servirá de temática aos programas. De “mexericar”, passando por “aperalvilhar” ou mesmo “lucubrar” e "vampirizar", são muitos os verbos bem originais que vão surgindo.

Quando se fala no 5 para a meia-noite, não se pode deixar de falar também de Dona Helena, a empregada de limpeza do programa, conhecida pelas diversas aparições no 5, por vezes a dar com uma garrafa de água de litro e meio em António Raminhos e a declamar a sua mais conhecida frase "Alevanta-te Ca****". Actualmente, já tem uma legião de fãs, que até lhe criou um twitter (http://twitter.com/donahelena).

O 5 para a meia-noite é um programa bastante interactivo. No seu site (http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/5meianoite/), cada um dos cinco apresentadores tem um blog, onde publica regularmente desde vídeos, a fotos e outras novidades. Há ainda um chat, sempre muito concorrido, que abre todas as noites, um pouco antes do início do programa.

O 5 para a meia-noite está também presente no twitter, onde os cinco apresentadores comunicam com os fãs, convidam-nos para assistirem ao programa, lançam os desafios, pedem perguntas para os convidados, etc.

Para além da emissão televisiva, no site do 5 para a meia-noite há também a hipótese de assistir ao programa através da webcam que se encontra no estúdio.

Apesar de ter poucos meses, o 5 para a meia-noite tem já muitos fãs, prova disso é o blog que um grupo de jovens criou (http://5meianoitefanclub.blogspot.com/), e já se revela um sucesso. O público presente nos directos é outra das marcas desse sucesso. Na última sexta-feira, estiveram a assistir no pequeno estúdio mais de 50 pessoas.


Texto de: Inês Moreira Santos
Fotos de: Inês Moreira Santos e Isabel Cunha

Fotografia - Micael Santos Dourado

Tem apenas 18 anos, vem de Grândola e é já uma promessa da fotografia nacional.

Quando é que surgiu a paixão pela fotografia?
Desde que me lembro que fotografo. Sempre andei com a máquina do meu pai atrás e sempre tentei fotografar todos os pormenores que achava interessantes.

Recordas-te com que idade tiraste a primeira fotografia?
Não faço a mínima ideia, mas lembro-me de ter talvez uns oito anos e andar a fotografar momentos com os meus pais.

De onde surge a inspiração? Quais são as tuas influências?
A minha inspiração surge, especialmente, quando folheio revistas do género da Vogue ou da Elle. Inspiram-me imenso, porque sonho vir a trabalhar nelas.

O teu trabalho debruça-se, em grande medida, sobre fotografia de moda. Porquê esta preferência?
A fotografia de moda é o género fotográfico com que mais me identifico. Adoro fotografar modelos, alta-costura. De alguma forma, sinto que pertenço a esse mundo.

O que é, para ti, uma boa fotografia de moda?
Para mim, uma boa fotografia de moda é aquela em que podemos observar pequenos detalhes, aquela em que a modelo nos consiga transmitir algo com o olhar e, claro, que se veja bem a criação do designer.

O olhar e o corpo são dois aspectos muito trabalhados por ti. Quais são as razões desta incidência?
Para que a fotografia resulte da melhor forma possível, a modelo tem de ter um olhar expressivo e uma pose que "grite" moda, daí dar muita importância a esses dois aspectos.

Quais são os critérios de escolha dos modelos?
Como ainda não trabalho profissionalmente, não tenho grandes critérios de escolha, mas creio que os normais são talvez a beleza, um corpo trabalhado e a expressividade.

És leitor assíduo de revistas de moda?
Por vezes, compro apenas para ver as fotografias, mas não é algo que faça com regularidade.

Trabalhar sobre moda faz-te ter mais vontade de comprar roupa e de ficar atento às tendências?
Não sou muito de seguir tendências nem de ir às compras. Há alturas em que dou um olhinho ao que se está a passar no que diz respeito à moda.

Se tivesses a oportunidade de escolher um(a) modelo com quem ambicionas trabalhar, quem escolherias e porquê?
Tyra Banks, sem dúvida. É uma modelo muito conceituada, porta uma beleza enorme, percebe perfeitamente o que é ser modelo e o que é esperado dela. É das minhas modelos favoritas.

Qual foi o trabalho mais difícil que já fizeste? E aquele de que mais gostaste?
O mais difícil foi, provavelmente, quando fotografei uma modelo dentro de água, à noite. Era pleno Inverno e ela não parava de tremer. Isso, a juntar à falta de luz, dificultou imenso a tarefa. O que mais gostei foi logo quando comecei a fotografar. Ainda fotografava com uma compacta de 7 megapixels, numa estação de comboios e fiquei radiante com o resultado.

Como avalias a fotografia de moda que é feita, actualmente, em Portugal? Tens estilistas preferidos?
Acho que a fotografia de moda no nosso país não é valorizada, tal como muitas outras artes. Não tenho nenhum em concreto, mas se escolhesse um seria, provavelmente, a Fátima Lopes.

Que equipamento e software usas?
O equipamento que uso é a minha Sony Alpha 200 e duas sombrinhas reflectoras. Quanto ao software, não consigo usar outro programa a não ser o Photoshop.

Quais são os fotógrafos que te servem de inspiração?
Há fotógrafos muito bons e que me inspiram imenso como o Paulo Madeira e o Salvador Pozo.

Edgar Martins, vencedor do prémio BES Photo deste ano, esteve envolvido numa polémica sobre manipulação digital de imagens. As fotografias em causa haviam sido publicadas numa edição do New York Times, assim como no site do jornal, mas instalada a polémica, o portfólio foi imediatamente retirado. Edgar Martins admitiu estar consciente de que estava a desafiar as convenções do jornalismo. Qual é a tua opinião, enquanto fotógrafo, acerca das questões que aqui se levantam?
Acho que é de mau carácter o uso do Photoshop, dado que as regras o proibiam e sendo fotojornalismo, pelo menos na minha opinião, o que é pretendido é mostrar a realidade.

Vou lançar-te um desafio. Escolhe uma das tuas fotografias e fala-me um pouco dela.

Tirar esta fotografia fez-me rir imenso, porque para além de ela ter demorado algum tempo a deitar-se na escada, estava extremamente desconfortável e ia fazendo alguns comentários. Gostei, sobretudo, do que me transmitiu no momento em que a tirei: uma tristeza indefinível, como se ela tivesse desistido de tudo.

Agora vou pedir-te que escolhas uma fotografia de um outro fotógrafo e que apontes as razões que pesaram na tua escolha.

Esta fotografia pertence a um amigo meu, cujo nome é António Medeiros. Escolhi-a, porque na minha opinião acertou em tudo: no ambiente, na pose, na expressão e na luz.

Conseguiste influenciar positivamente alguém a criar as suas próprias fotografias?
Sim, já consegui que alguns amigos meus optassem pela fotografia como hobbie e alguns criaram até galerias on-line. Também já vieram pessoas ter comigo e dizerem-me que as inspirei, o que é óptimo.

Existe alguma coisa que ainda não fizeste e queiras fazer, com fotografia de moda?
Existem muitas coisas que ainda não fiz com a fotografia de moda e que planeio fazer, uma delas, por mais absurda que pareça, é fotografar em plena Times Square.

Quais são os teus hobbies?
Para além da fotografia, claro, estudo Flauta Transversal no Conservatório Regional de Setúbal e também toco numa banda local.

Quais são os teus projectos futuros? Pretendes continuar a investir na tua formação?
Sim, pretendo começar a estudar fotografia e talvez entrar para uma agência.

Fotografia é aquilo que queres fazer para o resto da vida?
Sem dúvida, já reflecti imenso sobre essa questão, e… Há alguma coisa melhor do que trabalhar no que gostamos?

Uma última questão, talvez a mais difícil de responder. O que é para ti fotografia?
Ao contrário do que se costuma dizer, fotografia para mim não é apenas captar um momento único, também é a captura de uma expressão e de uma pose que dificilmente se repete. Fotografia dá-nos a liberdade para fazermos o que quisermos e isso para mim é tudo.

Rápidas:
» O teu lugar favorito no mundo: Nova Iorque
» A música que não te sai da cabeça: You Had Me, de Joss Stone
» Um filme que recomendas: Le Fabuleux Destin D'Amelie Poulin, de Jean-Pierre Jeunet

Trabalhos disponíveis em:
http://www.micael-dourado.com
Por Joana Clara

Férias de comboio a conhecer o país


A CP tem uma proposta de férias para os jovens que querem conhecer o país de forma cómoda e económica, com muita aventura à mistura - o Intra-rail.

Trata-se de conhecer o país de comboio, à semelhança dos inter-rails que se fazem pela Europa.

Quem quiser entrar na aventura tem de ter entre 12 e 30 anos e só tem de adquirir o cartão Intra-rail nas estações de venda CP, nas pousadas da juventude ou nas lojas Ponto JA (IPJ). Pode escolher-se uma das duas modalidades de Intra-rail disponíveis - xcape ou xplore.

O Intra-rail xcape permite viajar durante três dias (de 6ª feira a Domingo) numa das quatro zonas pré-definidas. Na modalidade xplore pode disfrutar-se de 10 dias de passeio, e as zonas a visitar são duas.

O cartão Intra-rail inclui viagens gratuitas nos comboios Intercidades, regionais, inter-regionais e urbanos, bem como a estadia em quartos múltiplos das pousadas da juventude.

As quatro zonas pré-definidas são: Algarve e Alentejo até Évora (zona A), Lisboa e Vale do Tejo e Alto Alentejo (B), Beiras (C) e Porto e Norte (D).

Em altura de férias ou fora dela, os preços, bem como os locais, são convidativos. Basta entrar no comboio e desfrutar da viagem. Para mais informações, pode consultar o site: AQUI


Texto de:
Inês Moreira Santos

Internet e Tecnologias - Pirataria


Este é um assunto que foi relançado recentemente com as notícias de que o Tribunal Sueco ordenou o conhecido “site” Pirate Bay. Sendo assim decidi falar deste “problema”. Existem vários tipos de Pirataria mas vou-me focar na parte da Pirataria na Internet ou Warez (termo que deriva da língua inglesa Softwares), que na minha opinião é o tipo mais comum.
A Pirataria deve ser dividida, em dois tipos: Pirataria Doméstica e Pirataria Comercial. A pirataria doméstica como sendo o exemplo de um indivíduo gravar um CD musical para uso próprio, e a pirataria comercial sendo o exemplo de um indivíduo gravar um CD musical para venda a terceiros.
Warez é defendida por muitos como não-pirataria, sendo apenas uma forma de partilha de ficheiros sem nenhum fim lucrativo. A pirataria ficaria associada aos grupos que vendem cópias piratas. Recentemente grupos de Warez têm incluído nos seus sites, e junto aos arquivos de informação anexados aos aplicativos, frases pedindo aos usuários que comprem tais produtos após experimentarem a cópia não autorizada.
A Pirataria nunca irá acabar, por mais que se tente pôr fim, irão sempre haver “crânios” que irão dar a volta à situação.

Texto de: João Durão

Na Imprensa - Revista Maria

Nesta segunda edição, a LoL Magazine decidiu abordar uma das revistas mais populares no seio do sexo feminino: a Revista Maria. Rica em conteúdos do mundo cor-de-rosa e e televisão, bem como moda e outros afins, esta publicação semanal ficou conhecida acima de tudo por uma secção: o consultório sexual. Por lá já apareceram todas as questões mais estapafúrdias e nós aqui publicamos 4 perguntas dos leitores, devidamente respondidas, mas pela nossa redacção...Imperdível e a conferir já de seguida.


Caro G.M., nem sei por onde começar. Se por você não querer ver o que se passa realmente ou se por achar estranho que uma mulher não tenha pêlos nas axilas e pernas. Estando nós a falar da sua namorada, que neste caso deduzo que seja uma mulher, é normal que esta não tenha pêlos nos sítios referidos, a menos que, higiene não seja o forte de uma menina. Mulher peluda faz parte do passado por isso há que acompanhar as transformações da sociedade. Não ter pêlos na vagina não é questão para vergonhas. O contrário é. Para além de ser pouco higiénico, incomoda. Contudo, há excepções claro. Respondo à sua questão, a sua namorada muito provavelmente será virgem e não se sentirá preparada para se iniciar. Se não está totalmente confiante, pergunte-lhe porque raio não quer ir para a Caminha consigo, que curiosamente até é donde nos escreve.


Se você falasse em ir à bruxa há uns anos atrás provavelmente acabaria bem bronzeada pela fogueira. Esqueça a bruxa pois o único efeito que elas vão ter em si é ficar com a carteira bem mais leve. Para conquistar a sua paixão deve usar outros métodos. Vista uma roupa sexy, justa, decotada, fale em temas que ele gosta, e convide-o para o ir jantar a sua casa. Vai ver o efeito e depois aí poderá depositar o dinheiro que ia gastar na bruxa na nossa conta bancária. Gratos pela atenção.


Já tinha ouvido falar em alergias a gatos, marisco, ácaros e outras coisas, mas raparigas...é a primeira vez. Não sei se o nosso leitor já ouviu falar numa coisa que as raparigas usam e que por vezes abusam e que eventualmente puderão causar efeitos nocivos na saúde dos seus mais que tudo. Sabe do que estamos a falar? Perfume. Não usa? Problema o seu. O nosso corpo muitas vezes não reage bem a determinados odores. Se quer continuar com a sua namorada dirijam-se os dois à Perfumes & Companhia e ofereça-lhe um perfume que não lhe causa irritações a si.


Tem a certeza que tem 17 anos? Anda na escola certo? Tem uma mão normal como todas as outras pessoas? O seu dedo possui um pequeno orificio na extremidade? Então porque raio pensou que podia vir a ficar grávido por ter enfiado o dedo no ânus com um preservativo roto? A propósito homens não engravidam! Muito menos se enfiarem algo no ânus...Isso nem as mulheres! Tenha dó e arranje uma namorada/o! De qualquer modo aconselhamo-lo a ir ao hospital tratar dessa dislexia pois o seu português está horrível!

Texto de: Fábio Esteves

Agenda


Dia 03 de Setembro de 2009 - Cinema: 35 Shots de Rum; As Minhas Adoráveis Ex-Namoradas; Assalto ao Metro 123; Charlie Barlett - Psicanálise Para Todos; O Ex; O Novo Namorado da Minha Mãe; Por Amor...
Dia 04 de Setembro de 2009 - Concerto: Pedro Moutinho (Parque Mayer - Lisboa)
Dia 04, 05 e 06 de Setembro de 2009 - Festival: Festa do Avante! (Quinta da Atalaia - Amora)
Dia 09 de Setembro de 2009 - Concerto: Cebola Mol (Parque Mayer - Lisboa)
Dia 10 de Setembro de 2009 - Cinema: Abraços Desfeitos; As Teias do Crime; No Limite da Ilusão; O Último Destino 4; O Outro Homem; Para Lá da Fronteira; Sem Provas; Sujidade & Sabedoria
Dia 11 de Setembro de 2009 - Teatro: O Deus da Matança (Teatro Aberto - Lisboa)
Dia 12 de Setembro de 2009 - Concerto: Amália Hoje (Parque Municipal de Exposições - Lousã)
Dia 12 de Setembro de 2009 - Concerto: Mafalda Veiga (Parque Mayer - Lisboa)
Dia 12 de Setembro de 2009 - Concerto: Moby (Parque da Cidade - Porto)
Dia 13 de Setembro de 2009 - Dança: Tango Pásion - Último Tango (Auditório dos Oceanos - Casino de Lisboa)

Editorial da Edição Número 2


Obrigado. Muito obrigado. Obrigado a todos os que se encontram neste momento a ler-nos. É com muito orgulho que reparamos no sucesso que temos estado a ter. Para uma primeira edição, arrebanhámos muitos leitores. E para esses leitores que arrebanhámos até ao momento, que decidimos aperalvilhar esta segunda edição. Foi sem preconceituar que a nossa escolha para a segunda capa recaiu sobre o programa que celebrizou uma hora por todo o país: "5 Para a Meia-Noite". Filomena Cautela (na foto), Fernando Alvim, Nilton, Pedro Fernandes e Luís Filipe Borges trataram de num belo dia de sol, pôr nas noites da RTP2, e sem saber talvez muito bem o que os esperaria, um belo programa repleto de bom humor e muita animação. E há tantas coisas boas no programa! Começando por um cenário que envolve o telespectador até à maravilhosa Dona Helena a quem só nos apetece dizer "Eu Amo Você!". É certo que o programa tem bolinha vermelha pois nunca se sabe quando é que a coisa vai apimentar, mas não é preciso conspirar contra este porque estamos perante televisão de qualidade. E porque já estamos a procrastinar a apresentação desta presente edição o melhor mesmo é impôr alguma seriedade ao texto.

Como referido no parágrafo acima apresentado, o tema principal desta segunda edição é o programa "5 Para a Meia-Noite" e para tal temos 4 magníficos conteúdos só para vocês: uma reportagem sobre o programa, uma entrevista com o Nilton, uma entrevista com o Pedro Fernandes e ainda, e não menos importante, uma entrevista com Inês Brito, uma das autoras do blogue "Para Lá das 5", um espaço dedicado ao que se vai passando diariamente no programa. Mas há mais! Há ainda uma outra entrevista, desta vez, direccionada para outra área: Moda e Fotografia. Micael Dourado é de Grândola e é um dos talentos mais promissores do futuro da Fotografia. Nesta edição podem conferir ainda um pouco do seu grande trabalho. Também a chegar está uma das estreias mais aguardadas: O Último Destino 4. Terror em dose q.b., fica a saber o que podes esperar deste último capítulo de uma saga que tantos fãs foi acumulando por esse mundo fora, tornando O Último Destino num dos filmes de maior culto. Isto e muito mais, ao longo da nossa quinzena! Não percam!

Fábio Esteves