5 para a meia noite – uma revolução no humor


A RTP 2 apostou recentemente num programa com um novo formato televisivo. O 5 para a meia-noite pode ser visto de segunda a sexta-feira e o horário não é preciso anunciar.

Distingue-se de outros programas por ter cinco apresentadores, um para cada dia da semana, todos eles nomes sonantes no panorama do humor e da televisão nacional. Filomena Cautela inicia a semana e a ela segue-se Fernando Alvim, às terças-feiras. A meio da semana chega Nilton e a sua rubrica “Eu amo você”. Pedro Fernandes é o apresentador das quintas-feiras e, para fechar igualmente bem a semana, a sexta-feira é o dia de Luís Filipe Borges.

Num cenário descontraído, divertido e acolhedor, todos os dias, os apresentadores levam ao programa convidados, onde a conversa animada é acompanhada de vários sketchs e outros momentos de humor, proporcionados pelos "actores de serviço".

No início de cada semana, é lançado um novo verbo, que servirá de temática aos programas. De “mexericar”, passando por “aperalvilhar” ou mesmo “lucubrar” e "vampirizar", são muitos os verbos bem originais que vão surgindo.

Quando se fala no 5 para a meia-noite, não se pode deixar de falar também de Dona Helena, a empregada de limpeza do programa, conhecida pelas diversas aparições no 5, por vezes a dar com uma garrafa de água de litro e meio em António Raminhos e a declamar a sua mais conhecida frase "Alevanta-te Ca****". Actualmente, já tem uma legião de fãs, que até lhe criou um twitter (http://twitter.com/donahelena).

O 5 para a meia-noite é um programa bastante interactivo. No seu site (http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/5meianoite/), cada um dos cinco apresentadores tem um blog, onde publica regularmente desde vídeos, a fotos e outras novidades. Há ainda um chat, sempre muito concorrido, que abre todas as noites, um pouco antes do início do programa.

O 5 para a meia-noite está também presente no twitter, onde os cinco apresentadores comunicam com os fãs, convidam-nos para assistirem ao programa, lançam os desafios, pedem perguntas para os convidados, etc.

Para além da emissão televisiva, no site do 5 para a meia-noite há também a hipótese de assistir ao programa através da webcam que se encontra no estúdio.

Apesar de ter poucos meses, o 5 para a meia-noite tem já muitos fãs, prova disso é o blog que um grupo de jovens criou (http://5meianoitefanclub.blogspot.com/), e já se revela um sucesso. O público presente nos directos é outra das marcas desse sucesso. Na última sexta-feira, estiveram a assistir no pequeno estúdio mais de 50 pessoas.


Texto de: Inês Moreira Santos
Fotos de: Inês Moreira Santos e Isabel Cunha

0 comentários:

Enviar um comentário