Internet e Tecnologias - Pirataria


Este é um assunto que foi relançado recentemente com as notícias de que o Tribunal Sueco ordenou o conhecido “site” Pirate Bay. Sendo assim decidi falar deste “problema”. Existem vários tipos de Pirataria mas vou-me focar na parte da Pirataria na Internet ou Warez (termo que deriva da língua inglesa Softwares), que na minha opinião é o tipo mais comum.
A Pirataria deve ser dividida, em dois tipos: Pirataria Doméstica e Pirataria Comercial. A pirataria doméstica como sendo o exemplo de um indivíduo gravar um CD musical para uso próprio, e a pirataria comercial sendo o exemplo de um indivíduo gravar um CD musical para venda a terceiros.
Warez é defendida por muitos como não-pirataria, sendo apenas uma forma de partilha de ficheiros sem nenhum fim lucrativo. A pirataria ficaria associada aos grupos que vendem cópias piratas. Recentemente grupos de Warez têm incluído nos seus sites, e junto aos arquivos de informação anexados aos aplicativos, frases pedindo aos usuários que comprem tais produtos após experimentarem a cópia não autorizada.
A Pirataria nunca irá acabar, por mais que se tente pôr fim, irão sempre haver “crânios” que irão dar a volta à situação.

Texto de: João Durão

0 comentários:

Enviar um comentário